sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Educação em Conexão Social

O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, no decorrer dos anos, tem conduzido à difusão das oportunidades, no que concerne à aprendizagem, através da combinação de recursos tecnológicos e humanos. A sua presença no sistema educacional faz com que seja necessário refletir sobre pontos intrínsecos à educação, como: didática, metodologia, avaliação, planejamento, e ainda novos programas para incentivar a pesquisa cientifica; utilizando as novas técnicas e tecnologias de educação a distancia. Os estudos sobre a Educação a Distância, em que o aluno não tem uma delimitação geográfica e nem uma sala de aula, têm proliferado, pois a utilização das tecnologias permitiu alargar o alcance e as possibilidades da educação a distancia (MOORE 2007; GARRISON, 2000; GUADAGNIN, 2003).
 Internet é hoje o recurso tecnológico mais flexível para a educação no âmbito globalizado, colocando-se como um recurso pedagógico essencial para professores e alunos e tornando-a altamente interativa e atraente para a sociedade da informação (ALMEIDA 1998; BARBOSA, 2005; MATUCHESKI 2010; MATTOS 2010). 
A organização da Pesquisa Científica no âmbito da Educação a Distancia deve levar em conta; às dificuldades encontradas pelos alunos no manuseio dos recursos tecnológicos, utilização da linguagem dos programas e didática apresentada (MOORE 2007). Além disso, o cuidado com volume de informações novas e à necessidade de integrá-las a pesquisa cientifica dês do principio.
Apesar de parecerem novos, os cursos a distância já existem desde 1890 na Alemanha e desde 1881 na Universidade de Chicago, que oferecia um curso da língua hebraica por correspondência. Há documentos que provam que já no início do século XX existiam produções de filmes educacionais e também transmissões radiofônicas.
Hoje as universidades têm aumentado os recursos próprios para investirem em tecnologias porem, nem sempre fazem parte de um planejamento institucional estratégico global. Com intuito de melhorar a qualidade de ensino no Brasil torna-se necessário maior investimento por parte dos governos, pois, são necessários computadores e internet de boa qualidade para propiciando uma qualidade na navegacão e Visualização das tele aula .
Os aspectos positivos são visíveis, tal como a melhoria da nossa qualidade de vida. Com a introdução de máquinas e robôs nas indústrias tem-se aumentado a taxa de desemprego, mas a transição por vezes tem estas consequências (PAIM 2007).
 A taxa de desemprego continua a aumentar com o desaparecimento de algumas profissões, entre outros factores. A perda de postos de trabalho, a extinção de algumas profissões, e a reconversão de outras até serem substituídas por novas, decorre um longo período de adaptação, que se poderá estar a viver neste momento, sendo difícil analisar as transformações quando estão a acontecer sem o tempo necessário para verificar as consequências (PAIM 2007).
No modelo a distancia os Tutores são essenciais para a qualidade do processo de aprendizagem. Para Moliner (1997), “ tutor é guia, protetor ou defensor de alguém em qualquer aspecto”, enquanto o professor é aquele que "ensina qualquer coisa, geralmente a respeito de quem recebe o ensino”.
A descentralização da informação auxilia os docentes, pesquisadores, reitores e profissionais a produzir e desenvolver pesquisas com maior competência e segurança, pois, é ultrajante ocorrer centralização das informações visto que, com o avanço a mudança da tecnologia disponível e o desenvolvimento de softwares, a descentralização da informação torna-se viável e necessária, de modo a ampliar o uso das informações na definição de prioridades e atividades de acompanhamento das pesquisas (CORREA 2010). A proximidade da captação e tratamento dos dados com a ocorrência dos eventos permite a introdução de rotinas de aprimoramento e maximização da coleta de dados, interligando pesquisadores e pesquisas estudantes e pesquisadores principalmente através da educação a distancia.
Segundo o autor Michel Moore em estudo realizado a educação a distância não se define pela separação geográfica entre professor e estudante, mas pela quantidade e qualidade de interação e pelo tipo de estrutura pedagógica presentes. Os sujeitos estarão, de fato, distantes se não existir diálogo mesmo na forma presencial.
A humanidade têm tornado-se individualizada e muito competitiva, acumulando mais riquezas, necessitando assim, de estímulos apropriados que possibilitem convidando-los a participar como uma forma de inclusão social.
Muitos estudos foram realizados nos últimos anos destacando um bom desempenho dos cursos em EAD tendo em vista a dicotomia existente entre o curso presencial e a distancia no que se refere a metodologia fica evidente a necessidade de estudos científicos buscando a melhor forma metodológica para obtenção dos melhores resultados no processo de aprendizagem e definições mais claras em relação ao papel dos Tutores.
A EAD já representa mais de 14% dos alunos matriculados no ensino superior brasileiro. Além de viabilizar ensino para centenas de milhares de alunos, a educação a distância cria novas oportunidades para a instituição de ensino são  diversos os benefícios (ALMEIDA 1998; PAIM 2007; ALMEIDA 2009; LITTO e FORMIGA 2009; MATUCHESKI 2010; MATTOS 2010). A nova ciência do século se desenvolve em torno da solução de problemas utilizando todos os benefícios advindos da evolução tecnológica que ultrapassa a problemática exclusiva das áreas do conhecimento, assim, inserir de forma mais efetiva os alunos no campo da educação e da pesquisa buscando soluções a problematização regional é o grande desafio para todos. Almejando uma melhor colocação do Brasil (Mato Grosso do Sul) no grupo dos países com melhor estrutura educacional a distancia do mundo.












REFERENCIAS


ALMEIDA M. F. Descentralização de sistemas de Informação e o uso das informações a Nível municipal. Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. IESUS, VII(3), Jul/Set, 1998.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf> Acesso em: 07- dezembro, 2011.

CORREA E. G.  Educação sem distância: As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem,  Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração (2004).  – Rev. Cient., São Paulo, v. 12, n. 1, p. 241-244, jan./jun. 2010.

GARRISON, R. - “ Theoretical Challenges for Distance Education in 21st Century: A shift from structural to transactional issues” International Review of Research in Open and Distance Learning, Vol 1, Nº1, pp. 1-17 2000.

GUADAGNIN, L; DUTRA, R E TAROUCO, L - "Selecção e uso de recursos
instrucionais aptos ao estabelecimento de distância transaccional adequada em cursos a distância". In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, V.1 Nº 2,  Setembro, 2003.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MATUCHESKI F. L; LUPION P. T.  Potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem em um curso online. Revista Intersaberes, Curitiba, a.5, n.10, p.11-25, jul./dez. 2010.

MATTOS, V. D. B. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”Conjectura, v. 15, n. 2, maio/ago. 2010* Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC).Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/tmt>. Acesso em: 07- dezembro, 2011.

MOORE , M.  Three Types of Interaction”. In: American journal of distance
education, vol 3, nº 2, 1989.

PAIM J. S. TEIXEIRA C. F. Configuração institucional e gestão do Sistema Único de Saúde: problemas e desafios. Institutional configuration and administration of Brazil's National Health System (SUS): problems and challenges. Ciênc. saúde coletiva vol.12  suppl.0 Rio de Janeiro Nov. 2007.

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